Como cuidar do seu soutien. | Miss Mary of Sweden
Passar para o conteúdo principal
Refunded Returns

Como cuidar do seu soutien.

Se investiu num soutien de qualidade, é natural que queira desfrutar dele tanto quanto possível. Com um pouco mais de carinho e atenção, é possível prolongar significativamente a vida útil do soutien. A seguir, apresentamos as nossas melhores sugestões sobre como cuidar do seu soutien.

Quanto tempo dura um soutien na realidade? A resposta a esta pergunta não é assim tão simples, pois depende da qualidade do soutien, do material de que é feito, de como é lavado e da frequência com que é usado. Um verdadeiro soutien de qualidade confecionado por uma marca especializada dura mais tempo do que um soutien barato disponível nas grandes cadeias de vestuário. Mas mesmo um soutien da mais alta qualidade não dura para sempre. Em geral, pode-se dizer que o tempo de vida útil de um soutien é aproximadamente dois anos, mas muitas mulheres usam os soutiens por muito mais tempo. É possível prolongar a longevidade do soutien cuidando-o com um pouco mais de atenção e carinho.

“Deixe o soutien repousar entre as utilizações a fim de prolongar a sua vida útil”

 

POR QUE DEVE ALTERNAR ENTRE VÁRIOS SOUTIENS

Uma das melhores dicas para prolongar a longevidade dos soutiens é dispor de vários e usá-los alternadamente. O número ideal é uma mão cheia de soutiens para poder variar. Se usar o mesmo soutien mais do que um dia consecutivamente, ficará desgasto prematuramente. Portanto, permita que o seu soutien “repouse” entre as vezes que o utiliza. Isto porque as fibras têxteis precisam de recuperar, especialmente nos soutiens que contêm elastano, como é o caso de quase todos os soutiens no mercado atualmente.

“As fibras têxteis precisam de recuperar a fim de conservar a elasticidade”

O elastano previne que os tecidos elásticos percam a sua forma. Se, por exemplo, as costas fossem confecionadas em 100 % algodão, alargariam e perderiam a forma ao fim de pouco tempo de utilização. Mas o facto de os soutiens conterem elastano não significa que conservam a sua elasticidade eternamente. É por esse motivo que as fibras têxteis precisam de repousar e ter a possibilidade de contraírem-se entre as utilizações. O repouso de um dia para o outro não é suficiente. Deixe o soutien repousar vários dias. Quando o soutien tiver alargado e você sentir que está demasiado largo mesmo com o fecho mais ajustado, então chegou a altura de descartá-lo.

GUARDE OS SOUTIENS CORRETAMENTE

Guarde sempre os soutiens fechados.

“Feche o soutien, dobre as alças e guarde o soutien deitado”

Preferencialmente, guarde os seus soutiens numa superfície plana, por exemplo, numa gaveta. Coloque-os encaixados uns nos outros, especialmente se tiverem copas com enchimento. Deste modo, apoiam-se uns aos outros. Uma outra vantagem é que permite ver facilmente os soutiens que possui e que não ficam emaranhados. Existe, portanto, uma razão pela qual as lojas de soutiens exclusivas normalmente guardam os soutiens deitados deste modo, em vez de pendurados num cabide.

COMO LAVAR O SOUTIEN

Não é necessário lavar o soutien depois de cada utilização. Basta lavá-lo após cerca de duas ou três utilizações. Os soutiens com banda de silicone (comum no interior das copas com renda ou em soutiens sem alças) precisam de ser lavados com maior frequência. O suor pode, com efeito, corroer e degradar o silicone.

Siga sempre as recomendações de lavagem que figuram na etiqueta do soutien. Em geral, um soutien com aros nunca deve ser lavado à máquina, mesmo num saco para lavar peças delicadas. A Miss Mary recomenda que os soutiens da marca com armação sejam lavados à mão, enquanto que os soutiens sem armação podem ser lavados à máquina selecionando o programa para roupa delicada.

Não lave soutiens de cor branca juntamente com soutiens coloridos ou de cor preta. Tenha em mente que certas cores descoloram, pelo que deve evitar misturar cores de qualquer maneira. Verifique na etiqueta de lavagem se o soutien deve ser lavado separadamente.

“Use detergentes para roupa de cor mesmo quando lavar soutiens de cor branca”

Feche sempre o soutien antes de o lavar. Isso vai impedir que os ganchos e os olhais do colchete fiquem presos na renda ou em qualquer outro material delicado. O soutien fechado evita também que as alças fiquem torcidas ou emaranhadas.

Use detergentes suaves para roupa de cor. Isto também se aplica às peças de roupa brancas, pois os tecidos brancos não são de cor branca natural, mas tingidos de branco. Use preferencialmente detergentes especiais para lingerie. Evite detergentes que contenham branqueadores ou álcool.

Na lavagem à mão, use uma bacia ou um lavatório limpos. Se o soutien for delicado, lave-o em água fria. A água fria faz com que o soutien dure mais tempo. Os soutiens nunca devem ser lavados em água muito quente, pois isso é suscetível de deteriorar a elasticidade. Deixe o soutien imerso em água - de preferência durante algumas horas - para remover a pele morta, etc. Pode deixá-lo imerso de um dia para o outro. Esfregue depois o soutien com cuidado, em especial o interior das copas e nos lados debaixo das axilas onde o soutien fica normalmente mais sujo. Esvazie a água e lave cuidadosamente o soutien com água corrente fria.

Se o seu soutien sem aros puder ser lavado à máquina, selecione o programa para roupa delicada. Evite centrifugar. Não lave o soutien numa máquina totalmente cheia. Use sempre um saco de lavagem próprio para lingerie a fim de proteger o soutien das outras peças, por exemplo, o vestuário de desporto com velcro. O saco de lavagem impede também que os soutiens fiquem emaranhados uns nos outros. Evite lavar o soutien juntamente com peças de vestuário pesadas, tais como, jeans, casacos e camisolas grossas.

Nunca seque o soutien num secador de roupa. O calor gerado pelo secador degrada a elasticidade da peça e destrói o elastano.

COMO SECAR O SOUTIEN

Se o seu soutien tiver copas e alças almofadadas, estique o acolchoamento para que não encolha.

Estique também a banda na qual está costurado o aro para prevenir que a banda encolha. Se encolher, há o risco de o aro sair da banda.

Esprema cuidadosamente a água do soutien. Nunca o torça. Envolva o soutien numa toalha em tecido turco seca e pressione cuidadosamente para que a toalha absorva o excesso de água do soutien.

“Depois da lavagem, estique a banda do aro.
Isto previne que o aro saia da banda."

Quando pendurar o soutien para secar, não o faça pelas alças, pois tendem a esticar por força do peso da peça molhada. Em vez disso, pendure o soutien na linha de secar roupa pela parte entre copas.

Por vezes, as peças delicadas devem ser secas numa superfície plana.

Nunca guarde um soutien húmido no guarda-roupa. Depois da lavagem, deixe-o secar completamente.

UM POUCO DE ESMERO É PROVEITOSO

Estas são algumas sugestões sobre o que pode fazer para tirar o máximo partido do seu soutien. Se investiu num soutien de qualidade e encontrou um verdadeiro favorito, é natural que queira desfrutar do soutien durante muito tempo.  

Adicionar novo comentário