Desfrute do seu soutien por mais tempo lavando-o corretamente | Miss Mary of Sweden
Passar para o conteúdo principal
Refunded Returns

Desfrute do seu soutien por mais tempo lavando-o corretamente

Sabe porque não deve usar amaciadores ou um secador de roupa com o seu soutien. Eis cinco dicas para prolongar a vida útil dos seus soutiens.

A vida útil de um soutien é determinada por vários fatores, entre os quais, a qualidade original do soutien, a frequência com que é usado e como é cuidado. Se usar o seu soutien todos os dias sem o deixar repousar 1-2 dias entre as utilizações, ficará desgastado mais rapidamente. Um soutien fabricado de um material de qualidade inferior ficará também desgastado mais depressa. Portanto, vale a pena investir num punhado de soutiens de boa qualidade, tanto numa perspetiva económica como ambiental.

“Todos os soutiens são diferentes. Por isso, siga sempre as recomendações de lavagem do fabricante.”

Siga sempre as recomendações de lavagem do fabricante. Na Miss Mary, durante a escolha de materiais, lavamo-los sempre para verificar como se comportam após a lavagem. Lavamos também as peças acabadas para verificar como os diferentes materiais reagem depois de serem costurados. Alguns materiais podem encolher mais do que outros. Antes de dar luz verde à produção, efetuamos sempre ensaios adequados. As participantes no nosso painel de testes usam depois os soutiens durante um período longo e lavam-nos em casa como habitualmente.

Lavagem à mão ou à máquina?

É particularmente importante evitar a lavagem à máquina dos soutiens e bodies com armação. Pode ter o azar de os aros saírem da peça e ficarem presos na máquina, danificando-a. Porém, se tiver um soutien com armação que pode ser lavado à máquina, lave-o SEMPRE num saco de lavagem para peças delicadas. O saco protege tanto a máquina como a peça.

Nas lavagens à mão, ponha primeiro a peça de molho durante algumas horas com um detergente suave para soltar a sujidade, óleos, gorduras, etc. Se tiver tempo, deixe a peça imersa em água durante a noite. Não importa o facto de a água arrefecer. Esfregue depois o soutien, em especial nas copas e nas partes adjacentes à pele ou que estão sujas. Deixe a peça novamente imersa em água e enxague-a depois. Evite usar amaciadores de roupa. 

“As peças brancas devem ser lavadas com outras roupas brancas.”

Separe a roupa por cor
Separe a roupa por cor e não lave peças brancas juntamente com peças escuras. Mesmo que não esteja indicado nas recomendações que a peça deve ser lavada em separado, as peças de roupa branca permanecerão brancas se não forem misturadas com peças vermelhas ou pretas, por exemplo.

Use um detergente suave

Quer lave à mão ou à máquina, preste atenção ao detergente que utiliza. Use um detergente suave que não contenha agentes de branqueamento. Esta recomendação aplica-se também na lavagem de roupa interior branca. As roupas brancas são tingidas de branco.

Evite os amaciadores de roupa

Os amaciadores de roupa contêm polímeros – materiais plásticos microscópicos – que se fixam na superfície do tecido e tornam-no mais macio. O toque macio resulta de os polímeros absorverem humidade e impedirem que a peça seque completamente (ainda que tenhamos a sensação de que está seca). É aconselhável que as peças elásticas que contêm elastano (também denominado licra ou Spandex), como todos os soutiens, sequem devidamente, pois a fibras ficam mais fracas quando húmidas. Portanto, o uso de amaciadores encurta significativamente a vida útil do seu soutien. Uma solução para o seu soutien ser mais macio ao toque é usá-lo. Com os movimentos do corpo, as fibras amolecem após algum tempo.


A secagem em secador de roupa e os amaciadores danificam os soutiens que contêm elastano, Spandex ou licra. 

Use sempre um saco de lavagem

Os seus soutiens, bem como as cuecas, bodies e meias-calças finas, beneficiam de ser lavados num saco de lavagem para peças delicadas. Muitas pessoas negligenciam isso, mas os sacos de lavagem são mais úteis do que se pensa. Por exemplo, evitam que as peças fiquem emaranhadas noutras mais pesadas e alonguem. Protegem também os materiais delicados, como as rendas e os bordados, evitando que fiquem presos em eventuais fitas de velcro ou fechos de correr de outras roupas na máquina. O risco de as peças ficarem viradas ao contrário na água e as alças emaranhadas é também menor.

Nunca seque as peças em secadores de roupa

A secagem em tambor significa a morte prematura do seu soutien. Principalmente, são as fibras de elastano que ficam danificadas, o que resulta na deterioração da elasticidade e da forma do soutien. As cores perdem também a solidez.

Seque o soutien numa toalha

Antes de pendurar o soutien, enrole-o numa toalha e esprema-o para remover a maior parte da humidade. 


Depois da lavagem, estique a banda da armação. Evita que encolha e que os aros saiam do canal.

Estique a banda da armação

Depois de ter lavado o soutien, estique a banda da armação (o canal onde os aros estão inseridos). Impede que os aros saiam da banda.

Alise os acolchoamentos, etc.

Se o soutien tiver copas ou alças acolchoadas, estique e alise o acolchoamento. Deste modo, secará mantendo a forma e a textura e não encolhe.

Pendure o soutien corretamente

Pendure o soutien no estendal pela parte entre copas. Deste modo, manterá a forma e as alças não ficarão distendidas. Para secar um body, coloque-o no estendal pela parte da cintura. Se o fabricante recomendar a secagem em superfície plana, respeite as condições indicadas na etiqueta do produto.

Adicionar novo comentário

Plain text

  • Não são permitidas tags HTML.
  • Endereços de páginas web e endereços de email são transformados automaticamente em ligações.
  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente.