OH NÃO! A armação do meu soutien está danificada! | Miss Mary of Sweden
Passar para o conteúdo principal
Refunded Returns

OH NÃO! A armação do meu soutien está danificada!

Por vezes, acontece o que nunca devia acontecer. A armação do soutien estragada, por exemplo. Neste artigo, analisamos porque é que isso acontece, o que você pode fazer a esse respeito e o que nós, os fabricantes, fazemos para impedir que isso aconteça. 

O QUE DEFINE UMA ARMAÇÃO DE QUALIDADE
As marcas de soutiens ditas baratas usam armações de fraca qualidade. Se tatear os aros do soutien, estes devem ser planos e não redondos. Devem estar revestidos de uma fina película de proteção de plástico. Para assegurar que o soutien é confortável, a armação metálica não deve ser inteiramente rígida. Deve ser suficientemente flexível para poder acompanhar os movimentos e o contorno do corpo.

O modo como o metal é processado durante o fabrico afeta também a qualidade da armação. Enquanto cliente, a sua possibilidade de controlar todos estes aspetos é ínfima. Pela nossa parte, enquanto fabricantes de soutiens, é da nossa responsabilidade usar armações de elevada qualidade, mesmo que sejam um pouco mais onerosos. Na Miss Mary, usamos apenas armações planas fabricadas em metal inoxidável isento de níquel e revestidas de plástico. São de excelente qualidade e provenientes de um fabricante alemão com o qual colaboramos há muitos anos.



A Miss Mary usa armações metálicas planas de elevada qualidade revestidas de plástico e com extremidades arredondadas. A cor indica o tamanho dos aros e o lado que deve estar entre os seios.

O TAMANHO DE SOUTIEN ERRADO PODE QUEBRAR A ARMAÇÃO
Mesmo uma armação da mais alta qualidade não suporta tudo e qualquer coisa. Usar um soutien demasiado pequeno no tamanho da copa ou no perímetro abaixo do peito vai esticar em demasia a banda à volta do corpo, obrigando a armação a mudar de forma. Isto pode causar a deformação da armação ou, no pior dos cenários, a sua rutura. Muitas mulheres usam os seus soutiens durante anos a fio sem pensar no desgaste e no alargamento a que estão sujeitos pelo uso prolongado. Se ganhou peso e usa um soutien já distendido pelo uso, isso vai desgastar ainda mais o soutien. Se sentir que a armação pressiona as costelas sob os seios quando está sentada, isso é um sinal de que o tamanho de banda do soutien é demasiado pequeno.

O QUE FAZER SE A ARMAÇÃO QUEBRAR?
Se não estiver em casa e notar que a armação está danificada, tem três opções à sua escolha na ausência de uma loja da especialidade nas proximidades: andar com o soutien danificado até regressar a casa, despir o soutien ou converter o soutien num soutien sem armação removendo os aros. Nenhuma dessas alternativas são soluções ótimas.

Andar com um soutien com a armação danificada ou deformada pode ser doloroso e, portanto, não é algo que recomendamos. Também não é aconselhável remover os aros e tentar consertá-los com fita adesiva, cola ou solda. Se tiver um soutien antigo, mas similar, do mesmo tamanho e da mesma marca, pode tentar remover os aros do soutien antigo e colocá-los no soutien novo. Não use a armação de um soutien de outra marca, mesmo que a etiqueta indique que são do mesmo tamanho. As armações são diferentes tanto na altura como na forma. Forçar uma armação diferente num outro soutien pode danificar a peça.
Tenha em conta que ao remover a armação, o soutien não assentará da mesma forma, nem proporcionará o mesmo suporte. Se o seu soutien ficar danificado num momento inoportuno, terá provavelmente de se conformar com a situação na ausência de alternativas. Afinal, quem anda com um soutien de substituição na mala de mão?

REMOVER A ARMAÇÃO E CONTINUAR A USAR O SOUTIEN?
Mesmo que o corte de um soutien com armação seja similar ao de um soutien sem armação, não deve simplesmente remover a armação e continuar a usar o soutien como de costume. Apesar de serem similares, a construção dos soutiens é diferente. Se remover a armação, o soutien não vai oferecer a mesma sustentação como antes. A armação distribui o suporte pelas diferentes partes do soutien. Isso afeta não apenas as copas, mas também a frente, os lados e a parte de trás do soutien. Veja a figura abaixo.
 


OS AROS SOBRESSAEM DA BANDA
O problema mais comum com a armação não é que fique quebrada ou deformada, mas sobretudo o facto de os aros sobressaírem da extremidade da banda e surgirem entre os seios. Se os aros tenderem a sair da respetiva banda, pode resolver o problema cosendo o canal à máquina ou à mão. 

As razões pelas quais os aros sobressaem são variadas. A mais frequente, é o soutien ter sido lavado a uma temperatura excessiva ou posto a secar num secador de tambor. Pode também resultar do tamanho de copa e/ou do tamanho de banda serem demasiado pequenos, o que produz uma fricção e maior desgaste quando se movimenta. Pode igualmente ser o resultado do soutien ser demasiado velho e estar gasto, tendo atingindo o fim da sua vida útil. Se o problema surgir num soutien novo, isso pode dever-se à armação ser de fraca qualidade e, por exemplo, ter as extremidades afiadas. Também há a considerar eventuais defeitos de fabrico, como, por exemplo, a banda ter sido esticada em demasia quando foi cosida ou as costuras terem sido mal-executadas.

Os aros que usamos na Miss Mary têm extremidades arredondadas revestidas de plástico para impedir que atravessem o tecido. Para evitar que sejam inseridos na direção incorreta, os aros estão marcados com cores, o que permite à costureira ver qual a parte que deve ficar entre os seios e a parte que deve estar na direção das axilas.



Na imagem acima, o aro à esquerda foi inserido incorretamente nas várias camadas da banda do aro. O aro à direita foi inserido corretamente.

A banda dos aros é composta por camadas duplas de tecido a fim de encapsular devidamente os aros. No processo de costura, é importante que os aros estejam inseridos entre a camada correta. De outro modo (como na banda azul na imagem acima), há o risco do aro sair da banda e perfurar o tecido. Para prevenir que isso suceda, efetuamos controlos durante o processo de fabrico.

COMO PREVENIR QUE A ARMAÇÃO SOBRESSAIA DA BANDA?
É possível prevenir que a armação atravesse o tecido? Absolutamente! Sempre que lavar o soutien, estique e puxe a banda dos aros enquanto está molhada. Deste modo, evita que a banda encolha ou contraia. Não lave à maquina e em água quente os seus soutiens com armação, mesmo num saco de lavagem para roupa delicada. Siga sempre as instruções que figuram na etiqueta do produto. Nunca seque o soutien num secador de tambor. Isso significaria a morte do soutien, visto que arruína o material elástico. Todos os soutiens contêm material elástico em algumas partes. Mesmo que a banda dos aros não seja elástica, o material das costuras é, em regra, elástico. Se encolher, vai afetar a banda. A secagem num secador de tambor reduz significativamente a vida útil do soutien.

Certifique-se de que usa o tamanho de soutien certo. Veja aqui como proceder. Se usa o tamanho de soutien correto e respeitou as instruções de lavagem, mas contra todas as expectativas, o soutien ficar danificado, contacte o nosso serviço de atendimento às clientes e nós ajudá-la-emos.

Adicionar novo comentário

Plain text

  • Não são permitidas tags HTML.
  • Endereços de páginas web e endereços de email são transformados automaticamente em ligações.
  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente.