Os soutiens de algodão são melhores? | Miss Mary of Sweden
Passar para o conteúdo principal
Refunded Returns

Os soutiens de algodão são melhores?

Ao longo dos anos a Miss Mary conquistou a notoriedade enquanto especialista em algodão e não é de admirar que uma grande parte das ofertas da marca conste de soutiens em algodão. O algodão é um material fantástico e especialmente adequado para roupa interior. Mas os soutiens em algodão são realmente melhores do que os outros? O presente artigo aborda as vantagens e desvantagens do algodão.

Se há um tecido que as nossas clientes solicitam constantemente, esse tecido é o algodão. De facto, no “top 5” dos nossos soutiens mais vendidos encontramos quase sempre 2-3 modelos em algodão. É uma tendência que vigora há muitos anos, justificada pelos inúmeros benefícios que o algodão proporciona. Contudo, há ocasiões em que o algodão não é a melhor escolha.

O algodão é uma fibra natural de origem vegetal. De todas as fibras naturais (lã, seda, linho, cânhamo), o algodão é, de longe, a mais adequada para roupa interior. As outras fibras são mais difíceis de cuidar ou mais frágeis. A fibra de algodão a partir da qual é fabricado o fio tem uma estrutura interna em espiral que torna o algodão acabado muito forte e resistente, propriedades importantes em peças de vestuário que são usadas frequentemente.



Um body em algodão como o modelo LOVELY LACE é leve e fresco ao mesmo tempo que proporciona uma sensação de segurança e aconchego.

O algodão é suave ao toque e confortável de usar em contacto com o corpo. Queixas de que o algodão causa, por exemplo, comichão no corpo são praticamente inexistentes. Na realidade, o algodão é ideal para pele sensível e, por essa razão, uma escolha natural para roupa interior.

Porque é que a roupa interior em algodão é tida como mais fresca?

Uma das principais vantagens do algodão é a de ser um material respirável. A celulose na fibra afasta o calor da pele, o que leva à perceção do algodão ser mais fresco do que a maior parte dos outros materiais. Esta característica é ideal especialmente nos dias quentes. Se usar uma t-shirt sobre o seu soutien em algodão, a pele poderá respirar facilmente através de ambas as peças, o que conduz a uma sensação de frescor mais acentuada do que se usar, por exemplo, uma blusa em poliéster sobre o soutien. 

Como lavar a roupa de algodão

Ao contrário de muitas outras fibras têxteis, o algodão é mais resistente quando húmido do que no estado seco. Esta propriedade torna o algodão ideal para peças de vestuário que são lavadas frequentemente, como as roupas interiores. Podem ser lavadas muitas vezes sem perderem a qualidade. Mas como qualquer outra peça de vestuário é importante seguir as recomendações de lavagem do fabricante.

Embora as fibras de algodão suportem temperaturas de lavagem elevadas, importa ter presente que nem todas as partes do soutien são fabricadas em algodão apenas. Algumas podem conter outras fibras que requerem um manuseamento mais cuidadoso. Não é raro um soutien ser composto por 25-35 partes diferentes e é prudente ter em conta que podem reagir de forma diferente à lavagem. Portanto, se for recomendada a lavagem à mão do seu soutien, lave-o sempre à mão. Mesmo um par de cuecas em algodão puro contém, por exemplo, elásticos de fibra sintética.

Nos nossos controlos da qualidade e no desenvolvimento dos produtos lavamos todos os materiais e todas as peças de vestuário acabadas para verificar qual é o tipo de lavagem mais aconselhável a fim de prolongar a vida útil o máximo possível.

Para que tipo de soutien o algodão é o material mais (ou menos) adequado?

A algodão absorve a humidade e mantém-se seco desde que a evaporação da humidade seja mais rápida do que a absorção pelo tecido. Portanto, não é o material mais apropriado para atividades desportivas ou se transpira muito. Nesses casos, é mais aconselhável usar um soutien fabricado com um tecido funcional de fibras sintéticas, como o nosso soutien de desporto Exhale em material Keep Fresh.


O soutien COTTON STAR é fabricado em renda de algodão para apelar a uma sensação mais romântica. A base das copas é forrada com algodão para tirar o máximo proveito da respirabilidade do algodão.

Um outro tipo de soutien que não é fabricado em algodão são os soutiens t-shirt com copas sem costuras. Isso deve-se ao facto de a fibra de algodão não ser suficientemente estável dimensionalmente ou dúctil. É por essa razão que não existem copas moldadas em 100 % algodão. As copas exclusivamente em algodão são sempre feitas de diferentes partes unidas com costuras. A vantagem das copas com costuras é que dão ao fabricante a possibilidade de controlar melhor a forma, em comparação com as copas moldadas. As copas com costuras podem também ser fabricadas em tamanhos maiores do que os das copas moldadas.



Soutien COTTON DOTS sem armação e com copas em 100 % algodão. O material é completamente inelástico e proporciona excelente elevação mesmo nos tamanhos grandes.

A suavidade do algodão torna-o num material muito confortável. Nos soutiens para o dia a dia, o algodão é quase imbatível. É certo que, por vezes, o algodão é considerado pouco requintado, mas um soutien com pormenores em renda ou um bordado adquire imediatamente um aspeto mais “fino” e romântico. Os soutiens em algodão surgem em muitas variantes diferentes. Na Miss Mary, os modelos em algodão sem armação são os mais procurados.

Como referimos, a respirabilidade do algodão é uma das suas principais vantagens. A fim de aproveitar ao máximo essa característica, optamos na Miss Mary por não acolchoar as copas dos soutiens em algodão. O acolchoamento impede tirar proveito da boa respirabilidade do algodão e da sensação de leveza que proporciona. Nos casos em que forramos as copas em algodão, o forro é também em algodão, precisamente para que possam respirar. 



Soutien COTTON FRESH com copas lisas em 100 % algodão numa combinação elegante com tecido em forma de rede à base de algodão e licra.

Porque é que os soutiens não são fabricados em 100 % algodão?

Talvez já tenha notado que é difícil encontrar um soutien fabricado exclusivamente com algodão. Quando estabelecemos a composição de um soutien, contamos com todas as partes em material têxtil que o compõem, incluindo o acolchoamento, bordados, rendas, alças, banda da armação, etc. 

Comparado com as fibras sintéticas, a capacidade do algodão estirar e retornar ao seu tamanho original sem deformação é baixa. É por isso que o algodão puro não é usado em todas as partes do soutien. Nos nossos soutiens em algodão, as copas são normalmente em 100 % algodão, mas as partes nas quais a elasticidade é importante – como, por exemplo, as costas – são fabricadas com tecidos que contêm fibras sintéticas. A fibra mais adequada neste caso é o elastano (também conhecido sob a marca comercial Lycra ou Spandex). Desse modo, vai poder usar o seu soutien durante muito tempo e verificar que assenta como quando era novo.



O soutien da nossa gama com maior teor de algodão é o modelo Broderie Anglais, confecionado em 83% algodão. As copas são em 100 % algodão e as costas contêm elastano. O acolchoamento das populares alças de conforto também não é fabricado em algodão.

Existem, naturalmente, diferentes qualidades de algodão. Na Miss Mary, utilizamos apenas materiais da mais alta qualidade nas nossas peças de vestuário, inclusivamente o algodão. Por exemplo, utilizamos algodão de diferentes espessuras de acordo com o tipo de roupa. O algodão que utilizamos nas nossas cuecas-cinta, por exemplo, é mais forte do que o utilizado nas cuecas normais, visto que deve ser mais estável e proporcionar um efeito modelador.



O algodão utilizado nas nossas cuecas-cinta é muito estável e firme e ajuda a conter e aperfeiçoar as curvas do corpo confortavelmente. Na imagem, o soutien Lovely Lace e a cueca-cinta Lovely Lace.

Todos os materiais que utilizamos na Miss Mary cumprem as condições e os critérios da certificação Standard 100 by Oeko-Tex atribuída pela associação internacional independente de ensaios Oeko-Tex quanto à presença de substâncias nocivas nos produtos têxteis em contacto com a pele.  Isto é uma das exigências que colocamos aos nossos fornecedores de materiais.

Compre qualidade

A principal desvantagem do algodão é que o seu cultivo requer muita água (é o caso, igualmente, do algodão ecológico). Mas como é muito resistente ao desgaste, as peças de vestuário em algodão duram muito tempo, o que diminui o consumo e beneficia, por essa via, o ambiente. As peças de vestuário de boa qualidade são duradouras e reduzem o consumo de roupa. Evite a chamada Fast Fashion. As roupas que adquire na Miss Mary não foram concebidas para descartar após poucas utilizações. Pelo contrário, foram fabricadas para serem usadas durante muitos anos.

Adicionar novo comentário

Plain text

  • Não são permitidas tags HTML.
  • Endereços de páginas web e endereços de email são transformados automaticamente em ligações.
  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente.