Porque é que as costas do soutien são importantes? | Miss Mary of Sweden
Passar para o conteúdo principal
Refunded Returns

Porque é que as costas do soutien são importantes?

Nas discussões sobre soutiens, é dada uma ênfase especial ao tamanho das copas, se são muito pequenas ou muito grandes, mas não menos importante é como o soutien assenta à volta do tórax e nas costas. No presente artigo discutimos porque é que as costas do soutien fazem toda a diferença e o que devemos ter em atenção quando provamos um soutien.

Sabia que a maior parte do suporte de um soutien advém da banda ao redor do tórax? A principal função das alças é manter as copas encostados ao corpo e não levantar o peito. Cerca de 60 % do suporte do soutien provém da banda do soutien, 20 % das copas e os restantes 20 % das alças.

“A banda ao redor do corpo determina em grande parte o suporte que o soutien oferece”

A banda tem de estar bem apertada ao redor do corpo e essa é a razão pela qual é sempre fabricada em materiais elásticos com um pequeno teor de elastano. Em contrapartida, o material entre as copas é inelástico a fim de manter as copas no lugar. Uma vez que as costas e as laterais do soutien são elásticas, isso significa que a banda distende-se com o tempo. Um soutien novo demora cerca de duas semanas a adaptar-se ao corpo. Por isso, quando provar um soutien pela primeira vez certifique-se de que não está demasiado largo.

“Se puder afastar a banda do soutien 5 cm do corpo, então o tamanho é adequado”

Quanto apertada deve estar a banda do soutien?
É costume dizer-se que o tamanho de um soutien é adequado quando é possível afastar a banda das costas 5 cm do corpo. A banda não deve estar demasiado apertada, ao ponto de causar desconforto ou vincar a pele. As mulheres com peito pesado veem-se obrigadas a encontrar um equilíbrio razoável, visto que para sustentar um peito mais volumoso a banda tem de estar mais apertada do que seria habitual com um peito mais pequeno. É por esse motivo que nos soutiens para peitos de maior volume as copas são fabricadas em materiais mais estáveis. A própria construção inclui também alças mais largas. Todas as partes do soutien estão em interação entre si a fim de evitar sobrecargas.


Quando mais alta for a banda do soutien, melhor suporte terá o peito. Na imagem, o soutien FLORAL SUN.

É verdade que quanto mais altas forem as costas, melhor é o suporte?
Quanto mais altas forem as costas e os lados do soutien, melhor será a sustentação do peito. Isto é válido para todos os tipos de soutien, com ou sem armação. A armação, por exemplo, propaga o suporte para as costas, os lados e as copas. Portanto, quando mais altas forem as costas, maior será a superfície pela qual o suporte pode ser distribuído.

“A armação distribui o suporte entre as partes do soutien”

 


 

O modo como a armação dissemina o suporte pelas outras partes do soutien, incluindo as laterais e as costas.

O fecho do soutien é importante
Na maior parte dos casos, o fecho nas costas do soutien é ajustável lateralmente, normalmente, em três posições.  Quando o soutien é novo, deve-se usar sempre o fecho mais largo e, depois, apertá-lo mais sucessivamente à medida que o soutien alarga com o uso. Se comprar um soutien que desde o início fica razoavelmente apertado no último colchete, não terá a possibilidade de o ajustar posteriormente.


Um soutien novo deve ficar razoavelmente bem apertado no fecho mais largo.

Alguns modelos têm o fecho na frente do soutien e são especialmente indicados para as mulheres que têm dificuldade em fazer movimentos de torção ou dores no corpo, dado que são fáceis de vestir e despir. A desvantagem é que nestes modelos não é possível usar fechos ajustáveis, visto que alteraria a distância entre as copas.


Exemplo de um corte horizontal nas costas sem fecho.  Na imagem, o soutien COTTON LACE com fecho frontal. As costas são altas e estáveis.

Número de colchetes na posição vertical
Normalmente, os soutiens com tamanho de copa pequeno têm dois ou três colchetes na vertical. O número de colchetes aumenta depois sucessivamente, variando, contudo, de modelo para modelo. Alguns modelos com costas particularmente altas têm quatro colchetes na vertical nos tamanhos mais pequenos.


STAY FRESH tem quatro colchetes na vertical, inclusivamente nos modelos mais pequenos. As alças prolongam-se pelo decote até ao fecho do soutien, formando o chamado corte leotard.

O corte das costas
Nos soutiens com laterais altas e copas envolventes, a parte de trás entre as alças tem habitualmente um corte em U com vista a criar um visual mais distinto sem, contudo, comprometer o suporte. Atualmente, o corte em U é o corte mais frequente nas costas, mas há soutiens com corte reto horizontal ou com corte em T, as chamadas costas de natação.


Soutien COTTON DOTS sem armação com corte em U clássico nas costas.

“A banda confere mais suporte do que as copas e as alças em conjunto!”


O soutien AMSTERDAM com armação surge nos modelos mais pequenos com um corte horizontal reto e fecho de três colchetes nas costas.

A banda do soutien deve estar numa linha horizontal
Se se colocar em frente de um espelho, de perfil, e verificar como o soutien assenta, a orla inferior deve estar à mesma altura à volta do corpo, ou seja, a banda das costas não deve estar subida. Se for esse o caso, isso é uma indicação de que o tamanho de banda do seu soutien é demasiado grande e que você encurtou as alças em demasia.

“Quando se vê ao espelho de perfil, a banda do soutien deve estar numa linha horizontal”


Para proporcionar o melhor suporte e conforto possível, o soutien deve estar numa linha horizontal nas costas e não subir.

Mas há casos em que é difícil evitar que a banda suba ligeiramente nas costas. Isto sucede, em particular, nos modelos com alças posicionadas muito próximas uma da outra nas costas. Quando são encurtadas, as alças tendem a puxar a parte central das costas para cima, visto que estão muito juntas. De qualquer modo, a regra geral se o soutien subir nas costas é ajustar o fecho uma posição.


Soutien FLAMES com armação, costas leotard em U e alças muito próximas que não escorregam dos ombros.


JOY é um soutien mais delicado com uma distância normal entre as alças, costas em U e material estável em malha.

Como usar um extensor de soutiens
Se a banda do soutien ao redor do corpo estiver muito apertada, mas, de resto, o soutien assentar bem, uma solução consiste em usar um extensor de soutiens preso no fecho de colchetes. É assessório prático se aumentou de peso, mas quer continuar a usar um soutien que aprecia. É também útil se comprou um novo soutien e sabe que irá assentar bem depois de se ter adaptado ao corpo. Note, porém, que se usar um extensor, as alças do soutien ficarão mais afastadas uma da outra. Portanto, se as alças do soutien costumam escorregar dos ombros mesmo quando estão bem apertadas, o extensor não é a melhor solução.

Perímetro diferente apesar de ser o mesmo tamanho
Talvez já tenha reparado que o comprimento total de um soutien – isto é, quando está completamente estendido e desapertado sobre uma superfície plana – varia entre diferentes modelos apesar de serem do mesmo tamanho!  Ora, isso deve-se ao material. Diferentes materiais distendem-se de modo diferente quando temos o soutien vestido. Alguns materiais são simplesmente mais elásticos do que outros. No nosso extensivo guia de materiais descrevemos as vantagens e desvantagens das diferentes fibras têxteis que são usadas no fabrico de roupa interior

”A existência ou não de armação influencia também o perímetro do soutien”

Um outro fator importante é a existência ou não de armação. Num soutien com armação, a frente não é especialmente estirável devido à armação ser inelástica. Por isso, a construção dos lados/costas é mais longa do que num soutien sem armação do mesmo tamanho. Leia mais sobre esta matéria aqui.

O tamanho é determinado pela forma como o soutien assenta no corpo e não quando está por usar.

Como encontrar o tamanho de soutien certo?
O erro mais comum que se comete na escolha do tamanho de soutien é tirar as medidas com a fita métrica solta ao redor do corpo, o que conduz a um tamanho de banda demasiado grande e a um tamanho de copas demasiado pequeno. Se estiver insegura sobre o tamanho mais adequado para si, recomendamos que siga as instruções do nosso guia de tamanhos ou contacte o nosso serviço de atendimento às clientes, por correio eletrónico ou telefone ou através das nossas redes sociais. Ajudá-la-emos com o todo o prazer. As nossas consultoras têm uma vasta experiência na escolha de tamanhos para clientes que não encontram fisicamente. Leia mais aqui sobre os procedimentos de trabalho das nossas consultoras na nossa entrevista com a chefe do serviço de atendimento da Miss Mary.

Adicionar novo comentário

Plain text

  • Não são permitidas tags HTML.
  • Endereços de páginas web e endereços de email são transformados automaticamente em ligações.
  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente.